quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lojistica Reversa

No dia 02/08/11, a revista exame.com publicou uma reportagem sobre a dificuldade das empresas se adequarem a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos. O tema depende de acordos com as cadeias produtoras que devem definir o modelo de recolhimento, reciclagem e destinação final, para entrar efetivamente em funcionamento. Concordo, mas quando diz :"... momento, nenhum ramo industrial apresentou proposta nesse sentido" eu descordo.
Visitei a indústria
Termotécnica com sede no município de Joinville/SC, considerada a maior indústria transformadora de EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, da América do Sul. De acordo com Sr. Paulo Michels, o trabalho de logística reversa iniciou em 2007, quando perceberam o ganho ao introduzir novamente como matéria prima do seu processo e gerar outras utilidades. A reciclagem do isopor recolhido através de parcerias com as prefeituras, gera-se 3 produtos diferentes. Um é utilizado na construção civil, outro na produção de rodapés e um outro composto, conforme figura ao lado, retorna para a produção de isopor na própria indústria.
Dois pontos merecem destaque, a reciclagem de Isopor que até então não era reciclável e exemplo de logística reversa na indústria.